LOJINHA MIAU STORE

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ludovico Rabudo

Ludovico Rabudo é um gato classudo.
Bochechudo, olhudo, bigodudo.
Por vezes linguarudo, as vezes sisudo...
Não é barrigudo mas é cheio de conteúdo!!


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CatLovers Day - eu apoio!!

Hoje é comemorado a segunda edição do #catloversday.
Pra quem não participou ano passado ou não sabe do que se trata, é um dia que escolhemos para, através da  internet expressarmos todo nosso amor pelos gatos.
Lógico que fazemos isso todos os dias, mas é legal termos um dia para nos unirmos e fortalecermos a corrente.
Participem... mostrem ao mundo seu amor felinamente explícito e fique de olho no que rola no www.catloversday.tumblr.com, lá vc se informa como  enviar a foto do seu gato para ser publicada na tumblr, ok?
Você também pode pegar os selos e colocar no seu blog. O meu já está ai pra mostrar minha louca paixão por eles.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O perigo das latas de comida pastosa depois do descarte.




Embalagens em latas podem ser fatais aos animais depois do descarte, o que é muito comum entre os gatos.
Infelizmente, a história se repete.
Gatos se enlatam facilmente...são curiosos e muitas vezes estão famintos! E no caso da comida pastosa de Whiskas por exêmplo, (e outras marcas, também), se enlatam porque sentem o cheiro e muita fome! As  indústrias desses alimentos são  especializadas em alimento para gatos, e como casos assim acontecem com frequência, já eram para ter tomado as devidas providências diminuindo o diâmetro das latas por exêmplo. 




Muitas vezes acaba da pior forma:
Gato preso em um frascoGato preso em um frasco


Gato preso em um frasco


Nós podemos ajudar fazendo o seguinte:
  •  Reduzir o uso de sacos plásticos e reciclá-los quando terminar. Muitos supermercados têm recipientes de coleta.
  •  Não descartar sacolinhas de supermercado para o ar. Eliminá-las corretamente.
  • Amassar os recipientes de alimentos antes de descartá-los. 
Eu costumo amassar com o pé a lata após o uso e ainda acondiciono dentro de um saco plástico e amarro bem - coisa de gateira. Já ouvi de algumas pessoas: "Ahh mas que trabalhão, vc faz isso sempre??". Sim faço isso sempre, não perco mais que dois minutos pra isso e fico com a minha consciência tranquila de que nenhum animal vai se ferir ou correr perigo de morte por conta daquilo que eu descarto, afinal é minha responsabilidade e digo até mais, na minha opinião é questão de educação, consciência, humanidade e respeito pela vida dos que dividem esse planeta comigo.
 
FAÇA O MESMO - DESCARTE DE FORMA RESPONSÁVEL SEU LIXO, PROTEGENDO ASSIM O MEIO AMBIENTE, OS SERES HUMANOS E OS ANIMAIS.  TODOS, DE IGUAL FORMA, MERECEM O NOSSO RESPEITO !!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Já ouviu falar em probióticos?

O que são "probióticos"??
A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).
Como função funcional benéfica no organismo, os probióticos tem efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarréias e redução do risco de câncer.
Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas. 
Eles também são de suma importância para os nossos pets, principalmente os gatos, que vez por outra podem sofrer com algum tipo de irritação ou inflamação intestinal por diversos motivos, entre eles até mesmo o stress.
O consumo e utilização de probióticos tem aumentado e ganhado novos "clientes".
O uso frequente de probiótico na alimentação animal, tem mostrado excelentes resultados.
Foi introduzido o Probiótico na alimentação de gado e de aves.
Para os gatos não é diferente, as empresas que investem em qualidade de vida para os nosso amadinhos, criaram os probióticos  para:

- Aumentar o ganho de peso e a produção de leite das gatas
- Evitar diarréias
- Diminuir a quantidade das fezes
- Melhorar a pelagem
- Melhorar o apetite
- Auxiliar no crescimento e desmame de filhotes
- Estimula a atividade imunológica;
- Auxilia na resistência às doenças infectocontagiosas e parasitárias;
- Auxilia na recuperação do animal após a ocorrência de doenças entéricas de origens virais e bacterianas, promovendo o restabelecimento da flora microbiana intestinal;
- Auxilia na recuperação pós-cirúrgica, após longo período de jejum e com dieta controlada, e também em casos de tratamentos com antibióticoterapia;
- Diminui ocorrências de intoxicações de origem alimentar (principalmente por micotoxinas);
- Diminui ocorrências de doenças causadas por microrganismos patogênicos;
- Diminui a ocorrência de diarréias e cólicas intestinais;
- Melhora o aspecto da pelagem do animal, reflexo do bom estado de saúde dos animais;

No mercado pet já podemos encontrar diversas marcas e oções de probióticos 
O produto é adicionado à ração e os gatos comem normalmente. Algumas pessoas preferem utilizar dissolvido em água e dar em uma seringuinha  (sem agulha) direto na boca do gatinho.
É incrível o que 4 gramas diárias podem fazer pelo seu animal!
Eu sempre ofereço à minha troop felina e eles adoram. Coloco um pouquinho em cima da ração, ou em caso de stress onde geralmente os gatos costumam apresentar leve diarréia, pode-se dar um pouquinho (equivalente à 4 gramas) diluído em água filtrada numa seringuinha (sem a agulha).
É importante ressaltar que nada disso exclui à ida ao veterinário, se você perceber alguma irregularidade intestinal frequente no seu bichano, leve-o imediatamente ao veterinário de sua confiança. 
Seguem abaixo algumas opções de probióticos disponíveis no mercado pet, consulte o veterinário de sua confiança e escolha o que preferir.





  •  
  • Probiótico Pet 







    Seus bichanos agradecem !!!!!!!!!!!!!!



     

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Donos de gatos são vítimas de estereótipos

“Sou homem e tenho sete gatos. Muita gente insinua, ou pergunta mesmo, se sou gay. Não sou. Apenas tenho gatos”, afirma projetista

Danielle Nordi, iG São Paulo | 16/09/2011 06:48



Foto: Arquivo pessoal
Claudio, 44, diz que está na hora de os homens assumirem que gostam de gatos


Traiçoeiros. Frios. Muita gente que não tem nada contra animais em geral atribui características humanas negativas aos gatos. Os felinos são alvo de antipatia de alguns. Há até os que acham que as pessoas podem ser divididas em dois tipos: as que gostam de cães e as que gostam de gatos. Na rixa entre os grupos, quem está no time dos gatos sofre, assim como seus animais, com estereótipos.

Homossexuais, solteironas ou pessoas diabólicas. Esses são exemplos de generalizações onde essas pessoas são enquadradas. O projetista Claudio Olívio de Paula, 44, passa por isso com bom humor.

“Além do preconceito de achar que o gato é um péssimo animal de estimação, tenho um agravante: sou solteiro. Deus nos livre de um homem solteiro, que não seja gay, ter um gato!”, diverte-se Claudio.


Ele anuncia para todos os que insinuam, sondam ou perguntam: “Gente, um animal não define orientação sexual. Tenho sete gatos e acho que está na hora de homens criarem coragem e assumirem com todas as letras que gostam de gato”, afirma.


Origem

Mas por que isso acontece? De onde vêm os preconceitos que cercam os amantes de felinos?
“O que acontece mesmo é que o gato, mais precisamente o gato preto, acabou pagando por uma briga religiosa. Quando o gato preto, que era muito admirado pelos árabes, foi trazido para o Ocidente, a igreja católica via nele um inimigo. Chegou a proibir que os fiéis tivessem o animal. Quem tinha o bicho era considerado igualmente diabólico”, afirma o pesquisador e historiógrafo Gehad Hajar.
 
 
O pesquisador atenta para o fato de que o gato é um animal com bastante representação mística, o que acaba colocando mais lenha na fogueira. “Obras literárias citam essa questão da mística. O escritor Edgar Allan Poe escreveu um conto, chamado ‘Gato Preto’. Ele atribui tudo que dá errado em seu cotidiano ao gato preto. Isso depois da morte do animal.” Nem é preciso ir tão longe: nas histórias infantis, os gatos sempre são os vilões – o Frajola de Piu-piu, o Tom de Jerry. O gato de Cinderela é um malvadão chamado Lúcifer. O da bruxa Madame Min se chama Mefistófeles, o que dá na mesma depois de “Fausto”.
Foto: Arquivo pessoal Ampliar
O gato Sebastião foi alvo de piadas dos amigos de sua dona, Ludmilla


Preconceito que alimenta preconceito
De acordo com a psicóloga Marisa de Abreu, o preconceito que os donos sofrem é um respingo daquele que as pessoas têm com o próprio bicho. É a chamada “percepção seletiva”: “Por exemplo, você acaba de comprar um modelo qualquer de um carro. No dia seguinte, parece que ‘surgiu’ uma quantidade enorme de carros do mesmo modelo nas ruas.  Você é que está percebendo mais o que sempre esteve lá", explica.
"O mesmo acontece no caso dos donos de gatos. Ninguém é santo nem demônio. Todos temos aspectos positivos e negativos, mas, ao ter um gato, que é associado a coisas malévolas, suas características menos positivas serão observadas com mais intensidade”, explica.
 
 
Ela diz que a generalização que muitos fazem de que donos de gatos são gays ou solteironas pode ser explicada pela questão da associação – e por preconceitos prévios que alimentam novos estereótipos. “Os gays são vistos como pessoas mais emotivas, com a sensibilidade mais aflorada. As mulheres solteiras, para muitos, são carentes. Pelo gato ser um animal que tem características atribuídas a seres humanos, muitos associam que os dois grupos preferem sua companhia para partilhar a vida com eles.”

A secretaria executiva e tradutora Ana Angelica Clemente, 49, dona de duas gatas, levanta outra hipótese. “É comum as pessoas verem mulheres que ficam solitárias com idade avançada terem muitos gatos e acabam achando que é sempre assim. Como toda generalização, é bem injusta. Conheço várias famílias que têm gatos. Não é questão de solteirice ou orientação sexual. É questão de serem bichos companheiros e fáceis de cuidar por serem independentes.”


Gato preto? Sai que é azar!

O tempo fecha mais ainda para quem tem gato preto. A empresária Ludmilla Rossi, 29, sabe bem disso. Ela tem dois gatos, o Sebastião – um vira-lata preto – e o Ângelo – da raça Maine Coon. “Alguns amigos tiraram sarro do Sebastião por um tempo. Mas eu o adotei justamente por isso: poucas pessoas gostam de gato preto. Pra mim, esse papo de que dá azar não é verdade.”
A psicóloga Marisa de Abreu afirma que essa superstição influencia o julgamento diante do animal. “A superstição já influenciou nosso gosto por muitas coisas. As pessoas mais frágeis possuem dificuldades de aceitar as incertezas da vida. Aí se apegam a algo que veem como uma certeza, como o fato de que um gato preto traria azar.” E como combater esse impulso de acreditar no que nos é posto como certeza? “Desenvolvendo o senso de lógica e obtendo informações. Ser psicologicamente seguro também é importante”, afirma Marisa.


Saia-justa
Ana Angelica elenca as situações indelicadas pelas quais já passou. “As pessoas costumam falar coisas como não ser possível confiar em gato ou, o pior de todos, que a minha gata daria um ótimo tamborim. Além disso, como minhas gatas são super sadias, algumas pessoas falam que ela daria um ótimo churrasquinho. Pode isso?”, conta, rindo.
Ludmilla faz a tão polêmica comparação para justificar sua preferência e espantar críticas. “Eu enxergo apenas qualidades nos gatos. Se querem compará-los aos donos, consequentemente teremos qualidades ao invés de defeitos também. Eles são independentes, silenciosos e têm, acima de tudo, personalidade. Não é como cachorro – que eu também gosto muito - que aceita muita coisa do dono. O gato, não. Ele tem ‘opinião’ e faz o que gosta.”

Fonte: Delas.ig

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Os perigos do uso de anticoncepcionais em cães e gatos


Evitar uma cria indesejada é uma das grandes preocupações dos donos de gatas e cadelas. A outra é o bem-estar do animal. Ambas entram em conflito quando o assunto são os métodos contraceptivos, em especial o uso de anticoncepcionais. Além disso, o comportamento sexual dos animais em cio muitas vezes é extremamente desagradável para o proprietário. A presença de sangramento vaginal, manchas pelo chão, odores, latidos, atração de machos e marcação do território fazem com que os proprietários busquem uma solução para esse incômodo. Sabe-se que muitas pessoas cometem o equívoco de usar anticoncepcionais, imaginando serem inofensivos, mas não é bem assim.
Tais medicamentos apresentam grande aceitação, pois são de baixo custo e podem ser encontrados facilmente em casas de rações e lojas do gênero, além de serem vendidos sem prescrição do médico veterinário.
Os anticoncepcionais são encontrados sob a forma de comprimidos ou injeções (“vacinas”), e tendem a retardar ou suprimir a fase de aceitação sexual dos animais além de incômodos como o sangramento das cadelas. A maneira mais utilizada é a injetável e a dose varia de acordo com o peso do animal. Existe uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional.  Na cadela, é mais fácil identificar essa fase, mas, na gata, por ser um animal que apresenta vários cios por ano, é bem mais complicado. As pessoas aplicam a medicação sem saber o período certo, o que pode acabar ocasionando mais problemas. Muitos aplicam a medicação quando o animal já está no cio o que é extremamente prejudicial para a saúde das mascotes. Além disso, é muito comum gatas prenhes receberem a medicação por seus donos não saberem que elas estão gestantes. Na totalidade dos casos, os fetos irão morrer e ficar retidos no útero até que ocorra uma grande infecção colocando a vida da gata em perigo.
O uso de anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores de mama, infecções uterinas e tumores uterinos e de ovário, além de predisporem a doenças endócrinas, como o hiperadrenocorticismo, e promoverem resistência insulínica, provocando o surgimento da diabetes mellitus. Também pode ser observada falha, ausência ou descoloração do pelo no local da aplicação.
No caso da infecção de útero, o tratamento é a retirada do órgão de forma emergencial, antes que o animal entre no quadro de infecção generalizada, toxemia associada à insuficiência renal, colapso e morte.
Já nos casos de neoplasia mamária, a maioria é de origem maligna e somente o diagnóstico e o tratamento precoce podem salvar ou prolongar a vida do animal com câncer. O tratamento é cirúrgico, associado ou não à quimioterapia.
A única vantagem encontrada nesse método é o baixo custo. Há alguns anos, vários profissionais administraram anticoncepcionais para evitar que fêmeas tivessem cria. Os custos da cirurgia de castração eram muito altos e poucas pessoas podiam arcar com esse gasto. Com o passar dos anos, vários estudos desenvolvidos sobre esse assunto provaram que o custo-benefício dos anticoncepcionais para animais não é compensatório e, hoje, a cirurgia de castração é muito mais acessível e largamente indicada.
É importante lembrar que, se por um lado o anticoncepcional aumenta a incidência de tumores nos animais, a castração, por sua vez, diminui a incidência de tumor de mama principalmente quando realizada nos primeiros anos de vida do animal. Além dos tumores de mama, a castração precoce previne virtualmente quase todos os outros tumores e doenças relacionados ao sistema reprodutor em cadelas e gatas.
Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária
Especialista em clínica e cirurgia – UFV
Mestre em cirurgia – Unesp

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Não corte o bigode do seu gato !!

Pietro Della Valle - um dos meus felinos
*


QUAL A IMPORTÂNCIA DO BIGODE PARA O GATO?

Nunca corte ou apare o bigode do seu gato! O bigode dos gatos (também conhecidos como "pêlos táteis") age como um detector de estímulos externos, fornecendo informações sobre as imediações onde o animal está. É através dele que se manifesta o olfato e o tato apurados do gato. Além disso, no escuro o bigode atua como um orientador espacial, prevenindo-o de eventuais acidentes. É por isso que o bigode ajuda o gato a sentir o ambiente em seu redor.
Estes “pêlos faciais” também nos indicam o humor do gato. Por exemplo, quando um gato está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás; quando o gato está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente.
Resumindo, o bigode do gato serve para ele se prevenir de acidentes, medir distâncias e manifestar o seu humor. Não é por acaso que os gatos têm tanto cuidado com os seus bigodes.
(Fonte:"Bigodes em Ação")

Nem o cão mais bem dotado, pode aproximar-se das habilidades sensoriais de um gato. Os bigodes do gato, em conjunto com os outros pêlos sensores, são antenas altamente sensíveis e podem detectar o toque ou a mínima presença. Até a corrente de ar em uma ranhura na parede, nunca descoberta por nós, pode ser detectada.
Os pêlos sensores dos gatos situam-se acima dos olhos, embaixo do queixo e ao lado da cara (BIGODES). Eles estão repletos de nervos e podem detectar o mais leve movimento. Os gatos que perambulam pela noite e os que têm problemas de visão, usam-nos para "ver" por onde andam, permitindo-lhes manobrar em espaços estreitos e avaliar distâncias.

Os cães também têm pêlos sensores, mas dependem muito menos deles do que os gatos. Como os gatos dependem de seus bigodes e pêlos sensores para orientar-se qualquer dano nestes pode causar sérios danos de orientação. Um gato sem pêlos sensores poderia machucar os olhos ao caminhar pela penumbra, por não receber a tempo o sinal para fechá-los. Também poderia ficar atrapalhado em lugares estreitos, o que poderia ser perigoso no caso de estar sendo perseguido por um inimigo.

Portanto se nosso gatinho sofreu perda parcial ou total de seus bigodes e outros pêlos sensores, o melhor é mantê-lo dentro de casa alguns meses até que cresçam novamente. Neste caso, não é conveniente mudar os móveis de lugar, nem redecorar a casa, pois poderia ser difícil para ele deslocar-se sem tropeçar ou trombar com as coisas.
A perda de seus pêlos sensores não é caso de vida ou morte, mas pode ser desconcertante e muito dolorosa. Portanto deve-se tomar precauções para evitar que seu gato se encontre nesta difícil situação, pelo que se deve:
Evitar deixar tesouras em lugares de fácil acesso à crianças que possam, num momento de brincadeira, cortar os bigodes e pêlos sensores.
Se tosar seu gatinho, faça-o cuidadosamente, para que não corte indevidamente os pêlos sensores. Apague chamas e mantenha a seu gato longe destas. Os pêlos sensores cortados, geralmente crescem novamente, mas os que se queimam até a base, nem sempre o fazem. Portanto, os bigodes não são um adereço decorativo ou de presunção de nosso gato, são uma arma vital para orientá-lo, sobretudo no meio exterior. Cuidemos e protejamos os pêlos sensores de nosso gatinho.

VOCE SABIA QUE...


* O bigode é duas ou três vezes mais grosso do que o pêlo do gato?
* Onde cabem seus bigodes, o gato também cabe?
* Os gatos costumam ter 12 bigodes de cada lado do focinho?

(FONTE:www.lepetitchat.com )