LOJINHA MIAU STORE

ANATOMIA FELINA

OLHOS E OUVIDOS:
OLHOS
A estrutura do olho felino compõe-se de pálpebras superior e inferior, córnea, humos aquoso, conjuntiva, pupila, íris, ligamentos de suspensão, cristalino, humor vítreo, retina e nervo ótico.
As afecções nos olhos dos gatos são bem visíveis e geralmente causadas por infecções ou feridas.
As mais comuns são: conjuntivite; lesão e ulceração da córnea; a terceira pálpebra; ceratite (inflamação da córnea); catarata; glaucoma; olho inchado; doenças de retina e olhos lacrimejantes devido a produção excessiva de lágrimas ou oclusão dos canais lacrimais.
O aparecimento da terceira pálpebra é sinal que o gato não está bem de saúde ou ter uma infecção viral. É comum também o gato apresentar ferida no local ou algum corpo estranho ao olho.
Se o seu gato avalia mal as alturas ou se choca com os móveis é sinal que tem um problema ocular.

OUVIDOS
A composição do ouvido felino é: ouvidos externo e médio; trompa de Eustáquio; tímpano; janela oval; ossículos (martelo,bigorna e estribo); cóclea, canais semicirculares e nervo auditivo.
Os ouvidos dos gatos controlam o sentido do equilíbrio e por isso qualquer infecção nos ouvidos externo ou interno além de afeta a audição afetam, também, a mobilidade.
As causas mais comuns de infecções são os microrganismos. corpos estranhos ou ácaros. A maioria dos gatos dá abrigo a alguns ácaros de ouvido, entretanto só causam problemas quando existem em grandes quantidades. Os ácaros são contagiosos e deve-se tratar os dois ouvidos do gatos e evitar o contágio com outros animais da casa.
Além das infecções dos ouvidos externo e interno, os gatos podem apresentar hematoma auricular, queimadura solar (devido a falta de pigmento protetor da pele) surdez (devido a velhice) ou as infecções ligadas a corpos estranhos como sementes de plantas introduzidas nas orelhas dos gatos.
Deve-se ter atenção para o coçar persistente, o abanar de cabeça, a insensibilidade ao ruído, a secreção purulenta ou o desequilíbrio ao mover-se.
__________________________________________________________________________________________
Aparelho Reprodutor

APARELHO REPRODUTOR:
O aparelho reprodutor compõem-se de rins, uretra, bexiga, testículos, pênis e canal espermático (machos) e rins, trompa de Falápio, ovário, bexiga, uretra, útero, cérvix e vagina (fêmeas).
Com a castração dos gatos são relativamente raros os problemas no aparelho reprodutor. Entretanto, gatos não castrados podem apresentar problemas que vão desde a infertilidade feminina ou masculina até quistos ovarianos, aborto, problemas no parto, metrite, piómetra (acúmulo de líquido no útero) e mastite.
A mastite atinge os gatos castrados ou não.
A maturidade sexual da fêmea é alcançada aos 6 meses de idade e do macho por volta dos 10 meses.
É quase certo uma fêmea não castrada ser fecundada, uma vez que é muito difícil confiná-la quando ela está no cio. Ela emite miados característicos para atrair os machos do local.
Como a atividade reprodutora dos animais não abranda a medida que eles envelhecem, se consegue a fecundação e partos de gatas numa idade avançada.
É necessário que o veterinário acompanhe a gestação do animal  para supri-lo de alguma carência vitamínica.
Boca e Dentes


BOCA E DENTES:
O gato tem o maxilar superior imóvel, o osso da maxila, um inferior móvel e a mandíbula que consiste numa parte vertical e numa horizontal.
Os gatos adultos tem 30 dentes dispostos de forma a cortar e rasgar a carne mais do que moer e mastigar.
A dentição de leite nasce quando o animal tem perto de 14 dias e dá lugar à definitiva entre os 4 e 6 meses.
São 12 dentes incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares, e molares e 4 carniceiros.
A boca e os dentes dos gatos estão adaptados à sua atividade de caçador. A língua é equipada com papilas abrasivas em forma de gancho para o animal se limpar.
As cáries não são freqüentes nos gatos, mas algumas bactérias podem se acumular nos dentes provocando a placa dentária que, misturada à saliva se endurece provocando o tártaro.
A extração do tártaro acumulado, quando necessária, é feita com anestesia geral e sempre pelo médico veterinário.
As doenças de boca e dentes  mais comuns no gato são: a fenda palatina; gengivite; infecções na boca causadas por corpos estranhos ou vírus; úlcera do roedor; quisto salivar e úlceras bucais ( provocadas pela "gripe felina" ou alguma doença renal).
Os sintomas de que o gato tem algum problema bucal são representados pelo mau hálito, dificuldade de comer, ter o interior da boca avermelhada ou babar.
Quando levar o gato ao veterinário para vacinar ou outro motivo solicite ao veterinário que dê uma examinada em sua boca. 
Aparelho Cardíaco e Circulatório


APARELHO CARDÍACO E CIRCULATÓRIO:
O aparelho cardíaco-circulatório é composto de veias e artérias pulmonares, aurículas direita e esquerda, ventrículos direito e esquerdo e coração.
Não é comum aos gatos apresentarem problemas cardíacos, mas eles podem surgir com a velhice ou com a deficiência nutritiva.
Entretanto, existem algumas doenças que os gatos podem apresentar de forma ocasional, como; o vírus da leucemia felina; o da imunodeficiência (HIV); anemia; anemia infecciosa; trombose; doenças cardíacas e a dirofilária (verme que se aloja no coração).
O sangue é bombeado pelo coração, percorre as artérias, chegam aos capilares e se irradiam por todo o corpo. O sangue regressa ao coração através das veias.
Observando se o gato tem um quadro de respiração difícil; palidez nas gengivas; paralisia súbita nos membros posteriores, deve-se consultar imediatamente o veterinário.

Pelos e Pele


 PELOS E PELE:
A  pele ajuda a controlar a temperatura do corpo do gato e minimizar as perdas de água.
A pelagem é constituída por pêlos e sub-pêlos associados a um sistema de fibras musculares que permitem que eles se ericem, em especial ao longo do dorso e cauda.
A anatomia da pele é composta por pêlos e sub-pêlos, epiderme, glândula sebácea, músculo erector, nervo receptor, folículo piloso, derme, depósitos de sebo e glândula odorífera. 
Há dois tipos de doenças de pele: as parasitárias externas (pulgas e piolhos) e as não parasitárias (dermatite, acne, tumores e abscessos devidos a brigas). A maioria das doenças de pele não são contagiosas e reagem bem aos tratamentos.
A auto limpeza que o gato faz, normalmente, de forma meticulosa reduz os problemas de pele e pelagem. Aliás, o primeiro sinal de que um gato transmite que está doente é deixar de se lavar.
Existem outras doenças associadas à pele e a pelagem tais como: a tinha (infecção provocada por fungo; secreção excessiva de sebo (geralmente em gatos não castrados); queda de pêlo; tumores benignos ou malígnos, alergia a inseticidas de coleiras, shampús, produtos domésticos e alimentos (peixe).
Deve-se ter cuidado com os abscessos junto a base da cauda, os pontos negros e borbulhas no queixo (acne) e hemorragias inexplicáveis.
Existem parasitas vulgares nos felinos. São eles: as pulgas; a sarna; o ácaro das colheitas ou bichos de pé; o ácaro de ouvido; o piolho; a carraça (atinge gatos das zonas rurais); a miíase(provocada pelas ovas de varejeira) e os gastrófilos (larvas de mosca).
A pulga é um dos parasitas que mais dano causa aos gatos, pois estão envolvidas no ciclo vital das tênias e podem provocar anemia. Como elas se reproduzem com muita facilidade e têm um ciclo de encubação longo é necessário se manter um cuidados especial com o animal e a casa.
Felizmente existem produtos modernos e eficazes que podem ajudar nesse controle.

Aparelho Respiratório


APARELHO RESPIRATÓRIO:
O aparelho respiratório é composto de fossas nasais, caixa vocal, garganta, traquéia, brônquios, pulmões, diafragma, cavidade torácica e costelas.
O ar passa para os pulmões através das fossas nasais que o filtram e aquecem. Desce pela traquéia e vai para os brônquios e pulmões onde o oxigênio é absorvido pelo sangue e distribuído pelo corpo.
A maioria das doenças respiratórias que afetam os gatos é de origem bacteriana ou de vírus. Os dois vírus que atingem os gatos são a calicivirose e rinotraqueite felina para os quais existe a vacina. Outros vírus, entretanto, não têm vacinas.
As doenças mais comuns aos gatos são: "a gripe dos gatos"(contagiosa a outros gatos); pneumonia; corrimento nasal e o estrongilo (parasita minúsculo que aparece nos pulmões dos gatos que vivem em áreas rurais).
Os sintomas de qualquer problema respiratória são: dificuldade de respirar; secreções nos olhos e nariz; tosse com muco ou seca e úlceras na língua e boca.
Diante de qualquer sintomas procure o veterinário de confiança.

Aparelho Urinário

APARELHO URINÁRIO:
O aparelho urinário é responsável pela manutenção dos níveis adequados de substâncias químicas úteis no sangue e pela eliminação das substâncias químicas tóxicas. A matéria residual é filtrada pelos  rins e libertada sob a forma de urina nos ureteres que a conduzem à bexiga. A urina passa então pela uretra e sai do corpo.
O aparelho urinário é composto de rins, filtros renais, ureteres, bexiga, uretra e vulva (fêmeas) pênis (machos).
As principais doenças do trato urinário são: a cistite, obstrução urinária (síndrome urológica felina), doença renal aguda ou crônica e a incontinência urinária.
Para saber se o seu gato tem algum problema urinário observe se; ele bebe muita água e urina mais do que o habitual; se tem uma micção difícil (fica um bom tempo tentando urinar e só sai pingos); se há sangue na urina,; se tem perda de apetite e peso.
Desses problemas o mais sério e que necessita urgente intervenção do Veterinário é a Síndrome Urológica Felina pois pode provocar a obstrução da bexiga.

Ossos, Músculos e Articulações

OSSOS, MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES:
O esqueleto do felino é altamente elaborado, leve, forte e flexível com cerca de 10% a mais de ossos do que o corpo humano.
Os músculos dos gatos estão ligados aos ossos por tendões que servem de alavanca para que os ossos se movam em conjunto ou separadamente.
Os problemas mais graves são as fraturas ósseas provocadas por quedas ou brigas.
Como doenças podemos citar além das fraturas: a infecção óssea; a avitaminose(falta de minerais); a vitaminose (excesso de vitamina A ou D); a fenda palatina; a artrite; problemas musculares ligados a tendões ou ruptura de ligamentos.
Como envelhecimento o gato tende a coxear. Nesse caso é necessário consultar o veterinário para que ele receite o anti-inflamatório adequado.
Às vezes a fratura óssea é tão grave que torna-se necessário se imobilizar o membro através de arames, placas de aço e parafusos.

Sistema Nervoso Central

SISTEMA NERVOSO CENTRAL:
O sistema nervoso central de um gato é composto de cérebro, medula espinal, nervos e vértebras e está bem protegido a não ser das causas externas violentas. Quando mais periféricos são os nervos mas sujeitos estão a lesões.
A medula espinal começa no cérebro, atravessa as vértebras através de um canal, transmitindo os impulsos motores aos músculos através dos nervos.
É raro problemas nervosos nos gatos mas eles podem ocorrer até devido a ingestão de um rato envenenado.
Dos transtornos nervosos mais conhecidos podemos destacar ;a meningite; encefalite;epilepsia; convulsões de várias causas; paralisia; envenenamento; disautonomia felina (doença rara quando as pupilas ficam permanentemente dilatadas) e perda de equilíbrio.
É necessário ter muita atenção para evitar que o gato seja envenenado de forma direta ou indireta, que sofra algum tipo de traumatismo e ficar atento a sintomas como perda de apetite e dilatação das pupilas.
Tenha sempre a mão o telefone do veterinário.


Aparelho Digestivo

APARELHO DIGESTIVO:
O aparelho digestivo é composto de boca, esôfago, fígado, estômago, pâncreas, intestino grosso, intestino delgado e ânus.
Este aparelho é o centro do mecanismo de decomposição dos alimentos ingeridos pelos gatos.
Os alimentos, misturados à saliva, passam pelo esôfago, chegam ao estomago onde se decompõem através do suco gástrico.
Após a decomposição o alimento passa para o intestino delgado onde os nutrientes são absorvidos e em seguida  vão para o fígado onde são convertidos.
A matéria não digerida vai para o intestino grosso e é expelida pelo ânus.
As doenças mais comuns ao aparelho digestivo são: enterite infecciosa felina, peritonite infecciosa, vômitos, diarréia, doenças do fígado, diabetes, sensibilidade alimentar e contispação (prisão de ventre).
Há, também, as infecções parasitárias, que não sendo de uma forma numerosa, não chegam a causar grandes incômodos.
Os parasitas mais comuns são: os ascarídeos, tênias, ancilóstimos, filárias, tricocéfalos, fascíolas, estrongilios e dirofilária immitis.
Desses parasitas os mais perigosos são: a dirofilária immitis (um verme que vive no coração dos animais) e os estrongilios (infestam os pulmões levando a sérios problemas respiratórios).
A forma mais eficaz de saber se o seu gato está atacado por alguma doença ou parasita é observar se; ele está se alimentando bem; se não tem perda de peso; se está vomitando a comida logo após ingerida; se tem diarréia ou constipação; sangue nas fezes ou sede excessiva.
Nesses casos é necessária a urgente intervenção do veterinário.